Acupuntura
Há mais de cinco mil anos (3.000 anos de registros escritos e mais de 2.000 com achados arqueológicos) os chineses utilizam a acupuntura como meio para a cura e tratamento de diversos males. A técnica consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente através de canais, conhecidos como "meridianos de energia", que percorrem todo o corpo.
O tratamento é feito através da inserção de finíssimas agulhas em determinados pontos dos canais, que são chamados de "pontos da acupuntura". A estimulação desses pontos permite a ativação ou sedação da energia que circula ao longo desse meridiano.
Durante muito tempo a acupuntura foi vista com desconfiança por pacientes e médicos adeptos da medicina ocidental. Hoje em dia a situação é bem diferente. Cada vez mais pessoas procuram a acupuntura para tratar os mais variados problemas.
E os médicos, antes receosos, hoje indicam a acupuntura como complemento no tratamento de diversas doenças. A mudança de comportamento se deve aos resultados positivos que comprovam a eficácia da técnica chinesa na cura e tratamento de diversas enfermidades.
É claro que o sucesso no tratamento depende de vários fatores, entre eles a escolha de um profissional de credibilidade e que esteja apto a praticar a acupuntura.
Como funciona?
A palavra "acupuntura" origina-se do latim, sendo que acus significa "agulha" e punctura significa "puncionar". A acupuntura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado.
Mas como pode uma agulha inserida em alguma parte específica do corpo curar uma dor de cabeça, uma dor nas costas ou até mesmo um transtorno psíquico? Na prática, a acupuntura funciona assim: são colocadas finíssimas agulhas em determinados pontos do corpo, que ativam no cérebro a produção de substâncias que atuam como analgésicas, antiinflamatórias e antidepressivas - como a endorfina, o cortisol e a serotonina, respectivamente.
Ao entrar na pele, a agulha provoca uma micro inflamação, que aciona a produção natural dessas substâncias. Desta forma, a resposta do organismo é mais rápida, diminuindo de vez a intensidade dos sintomas. Muitas vezes, fazendo-os até desaparecer.
Tem conquistado cada vez mais espaço na área de saúde, como forma de tratamento eficaz e sem contra indicações, beneficiando inúmeros indivíduos, na manutenção e preservação da sua saúde.
A acupuntura faz parte do atendimento em Medicina Tradicional Chinesa, que além dela, utiliza-se também da Auriculoterapía, Moxaterapia, Ventosaterapia, Fitoterapia, Tui-ná (Massagem da MTC) e Atividade Física.
O seu guia virtual de Terapias, Alternativas, Holísticas, Complementares, Integrativas, Saúde e Bem-estar. Cursos, Palestras e Eventos ... Acompanhe.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Acupuntura 1
Marcadores:
acupuntura,
chinesa,
dor,
duvida,
energia,
fortalecimento,
medicina,
mtc,
natural,
relaxamento,
tratamento
Dia da Gestante
Um trabalho lindo destas duas mulheres muito especiais, Patrícia Segabinazzi e Patriícia Phil
Site: Dia da Gestante
Assinar:
Comentários (Atom)

